Eterna aprendiz

Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As repostas nos permitem andar sobre terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido" (Rubem Alves)

sexta-feira, maio 06, 2005

Paços...Onde meus passos nunca pisaram.

Os pensamentos me chegam de forma inesperada, sob a forma de aforismos. Aforismos são visões: fazem ver, sem explicar. Aforismo que repito sempre:
“A imaginação é a voz do atrevimento”. Hoje, de repente esse aforismo me atacou.

Somente um passo e encontro-me em Paços, sem nunca ter estado lá.
Conheço Paços, que passa pela minha imaginação,
Numa viagem passageira,
Paços, que passa pela galeria,
Paços, que passa pelos passos das vizinhas compatriotas,
Paços, nos passos dos políticos,
Paços, do lar dos velhinhos,
Paços, pelos passos do embalo da disco,
Paços, pelos passos polêmicos de jovens apologistas,
Paços, pelo impasse do ponto G,
Sabe se que existe, mas não se sabe onde fica,
Paços, pelo passe de futebol,
Paços, de cores verde-amarela,
Paços, pela doçura dos passos de uma criança,
Francisca, minha pequena xará,
Quanta coincidência!
E os que nascem em Paços,
Serão sempre pacenses,
Uma justaposição de Paços mais presentes,
Ou serão passados?
Ah, se Paços fosse música,
Fosse samba,
Seriam eles, eternos passistas!
Esta é Paços que conheço,
Onde os meus passos nunca pisaram.

2 Comments:

At maio 07, 2005 9:29 AM, Anonymous Anônimo said...

Não me lembrava de ser o Rei Sol, o centro do mundo, ser tão importante ao ponto de um texto me usar e fazer corar.
A falta que o spot light faz ao ego é compensado por uma Eterna Aprendiz, que afinal tem mais de Eterna que de Aprendiz.
Beijo cheio de verde e amarelo.
Como o Boss dizia, às páginas tantas: «I miss you babe, good luck, good bye» sem nunca cheirar a despediada.
João

 
At maio 07, 2005 10:24 AM, Anonymous Anônimo said...

Vejo-me obrigada a seguir de perto este blog.
Textos interessantes e ainda por cima uma referência tao directa à nossa galeria. Não podíamos estar mais babados.
Espero que um dia se proporcione passeares os teus passos em paços e na própria galeria.

 

Postar um comentário

<< Home

Acessos:

Image by FlamingText.com
Image by FlamingText.com