Eterna aprendiz

Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As repostas nos permitem andar sobre terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido" (Rubem Alves)

sábado, fevereiro 11, 2006

Papo furado

Falta tempo... Como escuto essa frase! Como leio essa queixa! Mas, o tempo não é igual para todos? Há que se restringir essa frase: falta tempo para quê? A resposta agora...poderá revelar o universo do queixoso.
Se alguém não tem tempo para uma conversa “jogada fora” ( para mim nenhuma conversa merece ser jogada fora...se é “conversa” mesmo), não tem tempo para ver um pôr-do-sol, se não encontra tempo para ouvir uma música ( ouve-se com os ouvidos), se não arranja tempo de saber dos amigos, se não “gasta” tempo em sorrir ao ver uma criança cambaleando, nos primeiros passos, não quero conhecer esse alguém.
De que forma está empregado o tempo desse alguém?
A vida é dura, “ o pão de cada dia é ganho com suor”, a luta é renhida. Mas, não é pelo pão de cada dia que se luta. É pela sobra dele, muita sobra... O capitalismo é o dono do tempo. Capital, lucro, re-investimento, mais lucro. Tempo é dinheiro.
Consumismo é uma droga poderosa. Também dona do tempo. Dissimulada, camuflada, sorridente de creme dental, de brilho inox e metal faiscante.
Moda, corpo saudável, haja tempo!
Informações a todo minuto, alta e baixa das ações, é tempo demais a devorar as horas...
Ameaças de bomba. O mal se infiltrando no Oriente e assanhando o Império do Ocidente. Tempo de esperar e torcer para o desenlace, enquanto o sol nasce e se esconde, de um lado e do outro.
Preencher o tempo é escolha. É postura vital.
Vive o organismo humano com uma azeitona por dia. Parece absurdo. Talvez seja. Mas, é uma metáfora de quão pouco demanda o homem para ficar vivo, sem as sobras, nas quais investe tempo.
Cobre-se o corpo com poucos metros de pano. O resto é sobra.
Não é apologia de voto de pobreza. É só um retrato da perda de tempo...
Sexualidade é coisa boa. Sexo desenfreado denuncia outras fomes, com as quais se perde um tempo enorme.
Não quero conhecer alguém que não tenha tempo para perder ...me beijando mil vezes, a cada dia...

Acessos:

Image by FlamingText.com
Image by FlamingText.com