Eterna aprendiz

Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As repostas nos permitem andar sobre terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido" (Rubem Alves)

quinta-feira, agosto 25, 2005

TEMPO!?

Procure nas estrelas as respostas de todos os pensamentos. Com certeza, vamos encontrar as desculpas em cima de tanta tecnologia. Ainda tem coragem de dizer à uma pessoa que gostaria muito de vê-la ou conversar somente 5 minutos, mas, que não encontra tempo para isso acontecer?
Estranho... O homem, desde a sua existência, apesar de progredir, utiliza-se de certa burrice, pois os caminhos utilizados para o progresso são desviados para a destruição, dizendo, sempre, que está procurando ou inventando algo para simplificar a vida. O resultado de tudo isso? Quem sabe a comida congelada preparada ao longo de 3 minutinhos no microondas, celular com serviços de banco, a própria Internet, a busca de músicas no CD e diversas outras coisas.
Para acabar de vez como aquela história de que a distância era a inimiga do relacionamento, foi criado o e-mail e, até mesmo a imagem já trafega pelas fibras de comunicação.
Então, a desculpa poderia ser a falta de tempo devido ao trabalho longo e cansativo que a globalização exige nos dias atuais? Vejamos... Acordamos com “pudim” nos olhos, tomamos banho pensando nas contas que teremos que pagar no final do mês ou, quem sabe, no final do dia, um café tradicional e pronto! Estamos a caminho do stress.
Ao chegar no trabalho, sempre vemos nossas mesas ao não estado final do último dia, ou seja, alguém passou por lá. O computador conecta a rede e cobranças começam a crescer. Com certeza, seu documento ou planilha vai travar ao longo do dia, a impressora conectada à rede vai parar de funcionar. Por quê? Ou está faltando papel ou tonner, e seu celular irá informa-lo o quanto deverá pagar na próxima fatura.
Por falar em fatura, não podemos esquecer que a sua fatura do cartão de crédito, naquele dia que você estava sem tempo, acaba de chegar mostrando todo o seu consumo. O Sol vai embora, a chuva aparece e o frio assola. O ar condicionado anestesia o corpo para não sentir o tempo.
Tempo e tempo. Frio e fim de tarde. Vínculos inseparáveis que fazem as pessoas não terem mais tempo para nada. Por quê? Por quê?
Rastreando todos os pensamentos, vemos que o ser humano ainda não perdeu o costume de contar estória ou de dar desculpas para as falhas de relacionamento, onde o importante não é ter assunto, e sim, somente saber como esta o próximo.
Pense nisso e ligue agora para a pessoa que, há algum tempo, está atrás de você, pedindo sua doce e suave voz para contaminar os pensamentos e as idéias conturbadas do dia a dia.

Acessos:

Image by FlamingText.com
Image by FlamingText.com